segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Mini Tutorial MS Dos

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsrfgNLVpE_xudfA1GsGo_RSTpU0wtIs7DAw55DE1OsWJqVrw2lpm7__YgPIBfz0qCn78y_xzfnbcJNcbveWDb1JNHD7zm8V6PRBFrhPdF2pKHeE5BKIZvernuYVrowusVpN6qJheEMvw/s1600-h/ms+dos.jpg

Comandos do MS-DOS
Este tutorial tem por objetivo mostrar os comandos do DOS. Muitas pessoas pensam que são "inúteis", mas caso ocorra alguma emergência no PC você irá precisar destes comandos então vai...
1. Diferenças entre comandos internos e externos Os comandos internos podem ser executados em qualquer pasta no PC e a qualquer momento pois estão embutidos no DOS. Os comandos externos são programas utilitários que acompanham o sistema operacional e que só podem ser executados onde estão localizados, ou seja, no drive onde foram gravados. Este tutorial está dividido em 2 partes: comandos internos e comandos externos.
2. Os comandos internos Nos comandos internos pode-se saber mais informações acerca do mesmo, digitando /? após o comando, ex.: dir/?, você irá receber informações sobre o comando dir, os comandos internos são os mais úteis em emergências já que podem ser executados em qualquer lugar; agora, vamos aos comandos.
Comando DATE Esse comando, como o nome já diz, mostra na tela a data atual, permitindo a sua modificação. O comando DATE deverá ser usado da seguinte maneira: date [opções] (Sem os colchetes), sendo que não é necessária a utilização das opções caso você não queira.
Ex.: Digitando date, irá aparecer:
Data atual: sáb 28/06/2003 Digite a nova data: (dd-mm-aa)
Opções:
/t - Informa a data mas não solicita uma nova.
Comando TIME Esse comando faz a mesma coisa que o comando DATE mas ao invés de mudar a data ele muda a hora: esse comando mostra hora, minutos, segundos e centésimos de segundo. O comando TIME deverá ser usado da seguinte maneira: Time [opções] (Sem os colchetes), sendo que não é necessária a utilização das opções caso você não queira.
Ex.: Digitando time, irá aparecer:
Hora Atual: 17:01:20,98 Digite a nova Hora:
Opções:
/t - Informa a hora mas não solicita uma nova.
Comando VER Esse comando mostra qual sistema operacional você está usando.
Ex.: Digitando ver, irá aparecer:
Microsoft Windows XP [versão 5.1.2600]
Comando CLS Esse comando limpa a tela e posiciona o cursor no canto superior esquerdo da tela.
Comando Dir O comando dir é muito famoso e quase todos já conhecem: ele mostra todos arquivos e pastas de um diretório e busca arquivos em um drive especificado. O comando DIR é usado da seguinte maneira: dir [drive:\][caminho\] arquivo(s) [opções] (Sem os colchetes) sendo que não é necessária a utilização das opções caso você não queira nem de arquivo(s).
Opções:
/p - A listagem pára toda vez que atinge o fim da tela, sendo necessário que se pressione qualquer tecla para continuar. /b - Mostra somente as informações básicas. /c - Mostra o separador de milhar no tamanho dos arquivos. /w - Exibe a lista na horizontal, onde são mostrados 5 arquivos por linha. /d - O mesmo que /w, só que mostra a lista em colunas. /s - Exibe os arquivos de todos os subdiretórios. /l - Usa letras minúsculas. /n - Formato de lista longa em que os nomes dos arquivos ficam na extrema direita. /q - Mostra o nome do dono do arquivo. /4 - Exibe anos de 4 dígitos.
/t:campo- Controla qual campo de tempo é exibido ou usado na classificação onde campo deve ser substituído por um desses caracteres e não devem ser digitados os 2 pontos (.
C - Criação. A - Último acesso. W - Última gravação.
/o:ordem – Mostra os arquivos em uma ordem, onde ordem deve ser substituída por um desses caracteres e não devem ser digitados os 2 pontos (.
N - Nome do arquivo seguido pela extensão. S - Tamanho do arquivo. D - Ordem cronológica. G - Grupos de arquivos de subdiretórios.
/a:atributo – Mostra somente arquivos de determinado atributo, onde atributo deve ser substituído por algum desses caracteres e não devem ser digitados os 2 pontos (.
D – Nome do arquivo seguido pela extensão. R – Arquivos somente leitura. H – Arquivos ocultos .
Obs.: Para reverter o efeito dos caracteres, é necessário a colocação de um hífen (-)
Ex.: Dir /a-h, mostra todos os arquivos menos os arquivos ocultos.
Comando COPY O comando COPY copia um determinado arquivo ou o disco inteiro, sendo que caso exista algum arquivo no destino com o mesmo nome do arquivo de origem, esse arquivo será substituído. O COPY deve ser usado da seguinte maneira: copy [drive:\][caminho\] arquivo(s) de destino [opções] (Sem colchetes), sendo que não é necessária a utilização das opções caso você não queira.
Opções: /v - Verifica o arquivo de destino após a cópia, esta opção deixa o copy mais lento. /a - Indica um arquivo de texto ASCII. /b - Indica um arquivo binário. /d - Permite que o arquivo de destino seja criado descriptografado. /n - Usa um nome de arquivo curto (Padrão 8.3), caso copie um arquivo fora deste padrão. /y - Não pede confirmação para que você substitua um arquivo de destino já existente. /-y - Pede confirmação para que você substitua um arquivo de destino já existente. /z - Copia arquivos de rede no modo reiniciável.
Comando TYPE Mostra o conteúdo de um arquivo (somente um por vez e não aceita caracteres curinga).
Comando REN ou RENAME Renomeia o arquivo. Pode-se também alterar a extensão do mesmo.
Ex.: Ren Arquivo.txt Backup.bak, Isto renomeia o arquivo: Arquivo.txt, para Backup.bak.
Comando DEL ou ERASE Apaga arquivos do disco rígido e deve ser usado da seguinte maneira: del [drive:\][caminho\] nome do(s) arquivo(s) [opções] (Sem colchetes), sendo que não é necessária a utilização das opções caso você não queira.
Opções: /p - Força a mensagem de confirmação "Apagar( S / N )?". /f - Força a exclusão de arquivos somente leitura. /s - Exclui arquivos de todas as subpastas. /q - Modo silencioso, não pede confirmação para excluir um caractere curinga global.
/a:atributo - Exclui somente arquivos de determinado atributo, onde atributo deve ser substituído por algum desses caracteres e não devem ser digitados os 2 pontos (.
S - Arquivos de sistema. R - Arquivos somente leitura. H - Arquivos ocultos. A - Arquivos prontos para arquivamento.
Obs.: Para reverter o efeito dos caracteres, é necessário a colocação de um hífen (-).
Ex.: Del *.* /a-h, executando este comando, você exclui todos os arquivos menos os arquivos ocultos da pasta.
Comando MD ou MKDIR Cria uma pasta, devendo ser usado da seguinte maneira: MD Pasta, onde Pasta é o nome da pasta que você quer criar.
Comando CD ou CHDIR Entra ou sai de uma pasta: se você digitar CD TESTE, por exemplo, ele entrará na pasta TESTE. Se você digitar CD.. ele irá voltar para a pasta anterior. O mesmo vale para o CHDIR.
Comando RD ou RMDIR Remove uma pasta que esteja vazia, sendo que não consegue remover pastas com arquivos. Deve ser usado da seguinte maneira: rd [opções] (Sem colchetes), sendo que não é necessária a utilização das opções caso você não queira.
Ex.: Digitando RD Teste você irá excluir a pasta teste.
Opções: /s - Remove todas as pastas e arquivos da pasta, além dela mesma. /q - Modo silencioso, não pede confirmação para remover a árvore de pastas quando usado com /s.
2. Os comandos externos
Assim como nos comandos internos pode-se usar o comando auxiliar /?, dentre os comandos externos, alguns são muito úteis, como o format veremos logo adiante...
Comando ATTRIB O Attrib altera ou mostra os atributos de um arquivo, devendo ser usado da seguinte maneira: attrib [Atributo] [drive:\][caminho\] nome do(s) arquivo(s) [opções] (Sem colchetes), sendo que não é necessária a utilização de opções caso você não queira.
Opções do "Atributo" dos colchetes:
+ Ativa um atributo. - Desativa um atributo. r - Atributo de arquivo somente leitura. a - Atributo de arquivo de leitura/gravação. s- Atributo de arquivo de sistema. h - Atributo de arquivo oculto.
Opções: /s - Processa os arquivos da pasta atual. /d - Inclui pastas.
Comando FORMAT Como o nome já diz, ele formata o drive. Deve ser usado da seguinte maneira: format [drive:] [opções] (Sem colchetes), sendo que não é necessária a utilização de opções caso você não queira.
Opções: /fs:sistema de arquivos - Formata a partição como fat32, fat ou ntfs, é necessário substituir "sistema de arquivos", por fat32, fat ou ntfs. /v:nome - Formata a partição com um nome de volume específico. /q - Formatação rápida (Tão rápida quanto a formatação de um disquete). /c - Arquivos criados na partição serão compactados (somente com partições ntfs). /x - Força primeiro a desmontagem do volume, se necessário. Todos os identificadores abertos no volume não seriam mais válidos. /f:tamanho - Especifica o tamanho do disquete a ser formatado (Em formatações de disquete, claro). /t:trilhas - Especifica o número de trilhas por lado do disco. /n:setores- Especifica o número de setores por trilha.
Comando DISKCOPY O comando DISKCOPY copia o conteúdo de um disco flexível para outro, sendo que eles devem ter o mesmo tamanho e densidade. Deve ser usado da seguinte maneira: diskcopy [drive de origem:] [drive de destino:] [opções] (Sem colchetes), sendo que não é necessária a utilização de opções caso você não queira.
Opções: /v – Verifica os arquivos copiados após a cópia.
Comando XCOPY O comando xcopy copia arquivos de um ou mais subdiretórios. Também pode copiar os subdiretórios, mas não copia arquivos de sistema ou ocultos, devendo ser usado da seguinte maneira: xcopy [drive:\][caminho\] arquivo(s) de destino [opções] (Sem colchetes), sendo que não é necessária a utilização de opções caso você não queira.
Opções: /d - Copia arquivos que foram modificados a partir de uma certa data. /p - Pede confirmação para cópia de cada arquivo. /s - Copia diretórios e subdiretórios (Não copia pastas vazias). /e/s - Copia os subdiretórios mesmo que estejam vazios. /v - Verifica os arquivos copiados.
Obs.: Por ser um comando com inúmeras opções não é possível que eu escreva todas aqui. Para saber mais sobre o xcopy, vá no prompt de comando e digite xcopy /?
Comando TREE O comando tree mostra as pastas e subpastas da pasta onde foi executado o comando. Parece complicado mas não é: é como a parte esquerda do Windows Explorer. Deve ser usado da seguinte maneira: tree [drive:\][caminho\][opções] (Sem colchetes), sendo que não é necessária a utilização de opções caso você não queira.
Opções: /f – Inclui nome dos arquivos de cada subdiretório. /a – Exibe os subdiretórios com caracteres ASCII.
Comando DELTREE É a combinação dos comandos del e tree: ele exclui arquivos de uma pasta suas subpastas e "subarquivos". Deve ser usado da seguinte maneira: deltree [opções][drive:\][caminho\] (Sem colchetes), sendo que não é necessária a utilização de opções caso você não queira.
Opções: /y – Não pede confirmação para a exclusão dos arquivos.
Comando MOVE O comando move altera a posição de um ou mais arquivos de uma pasta para outra. Deve ser usado da seguinte maneira: move [opções] [drive:\][caminho\]arquivo1,arquivo2 (Sem colchetes), sendo que não é necessária a utilização de opções caso você não queira.
Opções:
/y - Não pede confirmação para a mudança dos arquivos. /-y - Pede confirmação para mudança dos arquivos.
Para Renomear diretórios
Use [opções] [drive:\][caminho\]nome do diretório antigo [drive:\][caminho\]nome do diretório novo
3. Dicas
A. Nos comandos acima é possível a utilização de caracteres curinga como "*.*" (asterisco ponto asterisco), que significa todos os arquivos ,"relatorio.*", que significa arquivos de nome relatorio com qualquer extensão, "*.txt", significa qualquer arquivo com extensão .txt, "foto?.bmp", que significa qualquer arquivo que comece com a palavra "foto" e tenha extensão .bmp ...
Resumindo, o asterisco (*) significa qualquer caracteres de qualquer tipo e interrogação (?) significa um caractere qualquer. Estes são chamados caracteres curingas e são muito úteis no MS-DOS.
B. Um comando que adoro digitar no Autoexec.bat é o deltree, eu digito a seguinte linha: deltree /y c:\windows\temp\. Se você leu atentamente o tutorial saberá que este comando serve para limpar a pasta temp do Windows toda vez que ele for iniciado, e para quem odeia o menu Documentos Recentes do menu Iniciar digite no autoexec.bat: deltree /y c:\windows\recent\ ...
C. Sugiro que imprima esse tutorial para que caso ocorra uma emergência, você consiga consertar tudo, é só saber em que arquivo(s) ocorreu o problema e substituí-lo(s) com os comandos certos. Uma pequena lista de COMANDOS. LISTAGEM ALGUNS COMANDOS DO MS-DOS
APPEND – Permite que os programas abram arquivos de dados em diretórios especificados, como se estes estivessem no diretório atual.
ASSING – Faz um redirecionamento das solicitações de operações em disco de uma unidade para outra.
ATTRIB – Mostra/exibe ou altera os atributos dos arquivos.
BREAK – Ativa ou desativa a verificação do comando CTRL+C
BUFFERS – Faz o alocamento de memória para um determinado número de buffers de disco no momento do boot do sistema.
CALL – Chama um programa de lote a partir de um outro programa de lote.
CD – Exibe o diretório atual.
CHCP – Exibe ou define o número da página de código ativa.
HDIR - Altera o diretório atual ou que esta sendo usado.
CHKDSK – Verifica um disco e exibe um relatório sobre seu status ou seu funcionamento.
CLS – Limpa a tela do MS-DOS do computador que está sendo executado.
COMMAND – Inicia uma nova versão do interpretador de comandos do MS-DOS.
COMP – Compara o conteúdo de dois arquivos ou lista de arquivos.
CTTY – Altera o dispositivo de terminal usado para controlar o sistema.
DATE – Exibe ou define a data do sistema operacional.
DBLSPACE – Cria ou configura discos com o sistema comprimido de armazenamento.
DEBUG – Executa o programa Debug, um programa de teste e utilitário de edição.
DEFRAG – Desfragmentador de discos que reorganiza arquivos em disco com a finalidade de otimizar a performance do sistema operacional.
DEL – Exclui um ou mais arquivos.
DELTREE – Apaga diretório inteiros com subdiretórios e arquivos.
DIR – Exibe uma lista de arquivos e subdiretórios em um diretório.
DISKCOMP – Compara o conteúdo de dois discos flexíveis.
DOSKEY – Edita linhas de comando, chama comandos do MS-DOS e cria macros.
ECHO – Exibe mensagens, ativa ou desativa a exibição de comandos.
EDIT – Inicia e Editor do MS-DOS, que cria e altera arquivos ASCII.
EDLIN – Inicia o Edilin, um editor de texto orientado por linhas.
ERASE – Exclui um ou mais arquivos.
EXIT – Sai do programa COMMAND.COM (interpretador de comandos).
EXPAND – Expande um ou mais arquivos compactados.
FASTOPEN – Diminui o tempo necessário para a abertura de arquivos e diretórios frequentemente utilizados.
FDISK – Configura o disco rígido para utilizar o MS-DOS.
FIND – Procura por uma seqüência de caracteres em um ou mais arquivos.
FOR – Executa um comando para cada arquivo em um conjunto de arquivos.
GOTO – Direciona o MS-DOS par uma linha nomeada em um programa de lote.
HELP – Fornece informações de socorro sobre os comandos MS-DOS.
IF – Realiza um processamento condicional em programas em lotes.
LABEL – Cria, altera ou exclui o nome de volume de um disco.
MD – Cria um diretório
MEM – Exibe a quantidade de memória utilizada e disponível no sistema.
MKDIR – Cria um diretório.
MODE – Configura um dispositivo do sistema.
MOVE – Move arquivos, renomeia arquivos e diretórios.
PATH – Exibe um caminho de pesquisa para arquivos executáveis.
PAUSE – Suspende a execução de um programa de lote e exibe uma mensagem.
RD – Remove (exclui) um diretório.
RECOVER – Recupera as informações de um disco defeituoso ou inválido.
REN – Renomeia um ou mais arquivos.
RENAME – Também executa o comando REN.
RESTORE – Restaura os arquivos de segurança gerados pelo comando BACKUP.
RMDIR – Remove (exclui) um diretório.
TIME – Exibe ou altera a hora do sistema.
TREE – Exibe graficamente a estrutura do diretório de uma unidade ou caminho.
TYPE – Exibe o conteúdo de um arquivo de texto.
UNDELETE – Recupera arquivos que tenham sido excluídos.
UNFORMAT – Restaura um disco apagado/deletado pelo comando FORMAT ou recuperado pelo comando RECOVER.
VER – Exibe a versão do MS-DOS.
VERIFY – Orienta o MS-DOS a verificar se os arquivos estão sendo gravados corretamente para um disco.
VOL – Exibe o nome de volume e o número de série do disco.
XCOPY – Copia arquivos (exceto arquivos de sistema e oculto) e árvores de diretórios.
Obs. A sintaxe de todos os comandos e operacionalidade podem ser vistos simplesmente digitando no console do MS-DOS o seguinte: C:\comando/?.

6 comentários:

aracnideos disse...

como eu faço pra formatar algum cartão de memoria?
pq nomalmente não to conseguindo.
ai queria saber como eu faço pra formatar o cartão.
obrigado vlw msm

Galterio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Galterio disse...

Aracnideos, vc insere o cartao de memoria, abra meu computador e ve qual unidade esta utilizando( tipo C: D:)Digamos que ele esteje no F:Dai abre o menu executar, digite cmd, da enter.Digite no console: format F: e aperte enter aparecera uma mensagem e enter novamente. Tem que dar espaço entre o format e a unidade( no caso o F:)

Unknown disse...

é possivel remover um virus usando "cmd"?
se é por favor me dê algumas dicas, please...

Galterio disse...

Bero, pelo "cmd" eu nao sei, mas se desse, vc teria que saber o nome do vírus e o endereçe dele(qual pasta ele esta gravado). Existem vírus que o anti-vírus detecta e nao da conta de remover, isso ja aconteceu comigo. Então eh mais fácil vc anotar o nome do vírus e o endereço que o anti-vírus fornece, daí vc reinicia o pc e fica apertando F8, ele vai te dar a opção de iniciar em modo de segurança. Se não der certo, deixa ele iniciar e puxa da tomada, inicia novamente aí ele vai dar uma mensagem de erro e a opção de entrar em modo de segurança. Ele vai carregar o windows e vc vai no endereço (pasta) do vírus, clica sobre ele e deleta manualmente. Pronto!!! Seu pc tah livre do vírus. Reinicia o pc e se ele pedir pra entrar em modo de segurança novamente, poe pra iniciar normalmente. Uma dica: Usa um anti-vírus, escaneia o pc com ele. Depois de uns dias de uso, desinstala e instala outro anti-vírus, por exemplo, vc tava com o avira, dai vc tira e poe o avg, depois de uns dias vc tira e poe o avast. Cara eh uma parada que da trabalho, que enche o saco, porque vc tem que ficar esperando atualizar, vixi, eh phoda, mas tem vírus que alguns anti-vírus nao identificam, eu tive esse problema como avira, e eu que julgava ele o melhor anti-vírus. Instalei o Avg e ele acusou um vírus muito loko.Qualquer coisa que precisar, posta aí...................FLW \o/

Emma Walker disse...

Bom dia a todos que estão lendo esta mensagem

se você está passando por momentos difíceis ou pobreza
se você tem dívidas e precisa de ajuda urgente para pagá-las
se você precisa de dinheiro para iniciar um negócio ou para qualquer situação importante
Então aconselho você a solicitar o cartão master/ATM já carregado, com este cartão master/ATM você pode fazer saques grátis de até $67.000,00 dólares todas as semanas de 6 meses a 3 anos dependendo dos meses/anos que você precisa. Eu usei esse cartão master/ATM e gosto que você também use e seja feliz. Para obter este cartão master / ATM, entre em contato com o e-mail para respostas imediatas thomasunlimitedhackers@gmail.com